Como escolher minha fralda
Você sabia que o volume de lixo de fraldas descartáveis, só nos primeiros meses, pode chegar a uma tonelada?
O Brasil vende, por segundo, 250 fraldas descartáveis e a maior parte vai direto para os aterros sanitário onde vão ficar por até 500 anos.
Basta ir em qualquer chá de bebê e ver a montanha de fraldas descartáveis que os pais ganham para se questionar: qual é o impacto ambiental de tanto lixo?
A verdade é que fraldas descartáveis são um grande vilão para a sustentabilidade ambiental, não só pelo lixo gerado, mas por todo impacto que têm na sua produção.
7.884.000.000
de fraldas descartáveis são consumidas no Brasil por ano
As fraldas ecológicas são a alternativa
Fraldas de pano usadas em conjunto com as calças plásticas deram lugar às novas fraldas ecológicas. Essas são muito mais práticas para usar, lavar e cuidar.
Agora, é possível lavar a fralda na máquina de lavar, ajustar conforme o tamanho do bebê e reutilizar até que a criança seja desfraldada. E mais: com estampas super estilosas!
Além da sustentabilidade, conforto e economia, confira algumas vantagens de usar as fraldas ecológicas:
Menos alergias |
Menos assaduras |
Auxilia em tratamentos |
Maior percepção do ritmo biológico |
Comuns nas fraldas descartáveis, raramente o bebê vai apresentar alergia (chamada de dermatite) a algum tipo de tecido da fralda ecológica. |
O tecido permite que a pele do bebê respire melhor, reduzindo as possibilidades de desenvolver assaduras. |
As fraldas de pano são uma excelente opção quando é necessário fazer algum tratamento dermatológico (alergia, assaduras, fungos), já que o tecido permite que a pele do bebê respire melhor. |
Os pais ficam mais atentos aos ritmo biológico do seu bebê. Inclusive ajuda muito na percepção dos pais e da criança durante a fase do desfralde. |
Além disso, as fraldas são:
#1 Anti-vazamentos
É feita em PUL (Poliuretano Laminado) um tecido que é impermeável, respirável, resistente e super flexível. Uma tecnologia que garante o melhor desempenho das fraldas contra vazamentos, maior durabilidade e secagem rápida.
#2 Ajustáveis
O ajuste é feito com botões frontais e elásticos na cintura e nas perninhas, o que permite a regulagem nos tamanhos P, M e G se adaptando à anatomia do corpinho do bebê e acompanhando o seu crescimento até o desfralde. Servem de 3 à 15 KG.
#3 Laváveis
As fraldas são lavadas na máquina de lavar roupas e podem ser lavadas à mão, se encaixando na rotina da família. Podem, também, ser armazenadas e lavadas a cada 2 dias, o que possibilita uma maior economia de água e tempo.
#4 Reutilizáveis
A troca é feita da mesma forma que a descartável, mas, em vez de jogar fora, deve ser lavada. A mesma fralda pode ser utilizada por todo o período em que o bebê utiliza fraldas até o seu desfralde e, se bem cuidada, ainda pode ser passada como herança para outras crianças.
ENTENDENDO O TAMANHO
Através dos botões é possível regular os tamanhos P, M ou G, possibilitando atender bebês de 3 a 15 kg e tornando a fralda mais segura contra vazamentos.
ENTENDENDO OS ABSORVENTES
COMO USAR, LAVAGEM E CUIDADOS
Clique aqui para acessar a página com instruções sobre como vestir, lavagem e cuidados
PERGUNTAS FREQUENTES:
De quantas fraldas eu preciso?
Uma quantidade razoável seria 24 fraldas. Determine quantas fraldas você troca por dia, com que frequência deseja lavá-las e considere o tempo para deixá-las prontas para uso novamente. Não recomenda-se esperar mais de 3 dias para lavar, não importa quantas fraldas você tenha, ou elas começam a ficar um pouco... fedorentas!
Como eu sei que está na hora de trocar?
Confira a cada duas horas. Se você estiver trocando fraldas para a hora da soneca ou para um passeio de carro, considere adicionar um reforço de absorvente. Existem muitas fraldas que aguentam muito, mas na verdade toda fralda (de pano ou descartável) deve ser trocada assim que estiver molhada. Como custa pouco trocar uma fralda ecológica, não há realmente necessidade de tentar "esticar" o uso dela.
As fraldas de pano são caras?
À primeira vista, com certeza eles parecem caras. Lembre-se de que o custo dos descartáveis ultrapassará esse valor muitas vezes. O bebê ainda não chegou? Separe o custo das fraldas descartáveis a cada semana para economizar e comprar seu enxoval ecológico com fraldas de pano.
Minha casa ou lavanderia vai cheirar mal?
Se você lavar a cada 2-3 dias e manter o cesto aberto (não recomendo muito, pois pode atrair moscas se tiver restos sólidos), não deve cheirar muito. Se o cesto for mantido fechado, pode ter um cheiro mais forte ao abrí-lo. Quando você entra no estágio de xixi tóxico da criança (odor de amônia), um desodorizante pode ser útil; ou tente enxaguar previamente as fraldas enquanto espera o dia da lavagem. Consulte nosso material sobre lavagem de fraldas.
Qual é a melhor fralda?
Ah, a pergunta de um milhão de dólares. A resposta é diferente para cada bebê e cada família. O que funciona agora pode mudar quando a forma do bebê mudar (ele vai crescer, a quantidade e frequência de xixi e cocô vão mudar). O que funciona para uma criança pode não funcionar para a outra. Por esse motivo, sempre recomendo experimentar várias marcas antes. Como dica, tenha um estoque variado (fraldas, absorventes, modelos e marcas).
Como preparar as fraldas para o uso?
Se sua fralda for PUL/fleece/suede ou outros materiais sintéticos, lave uma vez e use. Para “fibras naturais” como cânhamo, algodão e bambu, lave 2 a 3 vezes antes de usar e deixe de 8 a 10 lavagens para que a absorção total seja alcançada. É preciso remover os óleos naturais e, no caso do algodão, deixar as fibras afofarem.
Como armazenar as fraldas?
Cada família tem um método de armazenamento de fraldas, tanto para as limpas quanto para as sujas. Eu tenho alguns: em gavetas e algumas em cestos ... outras famílias mantêm as fraldas perfeitamente organizadas em bolsas e prateleiras. Você encontrará um método que funciona para você. Para armazenamento de fraldas sujas, use sacos ou cestos, com ou sem tampa.
Como usar à noite?
O uso de fraldas noturnas pode ser outro obstáculo para os novos usuários de fraldas de pano e, quando você descobrir, os hábitos de urinar do bebê podem mudar! Os métodos populares são as fraldas/absorventes “prefold” e / ou inserções de cânhamo; capa + fitted ou aumentar o reforço com mais absorventes.
Quanto tempo duram as fraldas ecológicas?
Não é possível afirmar sobre a vida útil das fraldas de pano. Depende muito dos hábitos de uso e conservação. Com os cuidados adequados, uma fralda de tamanho único servirá como fralda do seu bebê desde o nascimento até o desfralde. Alguns fabricantes arriscam a dizer que é 1 (um) ano até que ocorra o desgaste natural dos materiais. Com um pouco de manutenção e conservação (novos absorventes, elástico substituído etc.), você pode usar a mesma fralda em várias crianças. Uma vantagem, é que as fraldas usadas possuem bom valor de revenda (depende da marca e modelo). Fraldas / estampas difíceis de encontrar costumam ser vendidas mais caras, mesmo quando usadas. Os principais desgastes que as fraldas sofrem pelo uso são: delaminação do PUL, queda de botões, desgaste do velcro, tecidos impermeabilizados, elásticos cansados e absorventes que perderam a retenção.
As fraldas ecológicas são a prova de vazamentos?
Definitivamente, não. As fraldas de pano podem vazar pode diversos motivos. Os principais são:
-
ajuste inadequado ao corpo/tamanho do bebê;
-
insuficiência de absorventes;
-
os absorventes ainda não atingiram a capacidade máxima de absorção;
-
os absorventes ou o forro da fraldas estão impermeabilizados;
-
intervalo de troca muito grande (potencializa o vazamento por compressão).
Outros motivos, mas mais pontuais:
-
quantidade de urina maior que o habitual;
-
capa externa danificada (normalmente, devido à má conservação ou ao mau uso - defeitos de fabricação são bastante incomuns);
-
vazamentos durante o uso noturno;
-
viagens de carro (muito tempo sentado, faz compressão nos absorventes).
-
Os principais pontos de vazamento das fraldas são nos elásticos das pernas e através do próprio PUL, em casos de fralda encharcada, compressão ou material danificado.
Estou lavando corretamente mas as fraldas estão ficando com cheiro ruim, o que fazer?
1- Enxague bem as fraldas só com água para tirar o excesso de xixi .
2- Ferva água suficiente para cobrir as fraldas, pode ser água do chuveiro quente, a temperatura pode ser aquela que você daria banho no bebê, não pode ser maior que 30°C
Com a água nessa temperatura de banho de bebê, você coloca no balde ou tanque junto com as fraldas e deixa por 30 minutos ou até esfriar, mexendo de vez em quando com as mãos.
Se tiver máquina que lave com água quente pode fazer esse enxague na máquina selecionando as opções “enxague extra e temperatura 30 graus”.
3- Lave as fraldas e absorventes com shampoo antirresiduos e vanish
Se for na máquina pode colocar 2 colheres de sopa rasa de shampoo antirresiduos ou detergente (lava louças) concentrado desengordurante neutro (daqueles transparentes, o mais simples possível, sem corantes) e 1 medidor (que já vem com o vanish) de vanish (percarbonato de sódio) ou bicarbonato de sódio. (Quantidade para umas 20 fraldas e absorventes, se for fazer com uma quantidade menor tem que rever a quantidade)
Se sua máquina tem opção de água quente selecione a opção “enxague extra e temperatura 30 graus”, se não, dissolva o vanish em um pouco de água morna antes de colocar na máquina.
Se mesmo após essa lavagem intensa, permanecer algum mal cheiro, recomendo fazer o bleaching, pois a causa pode ser o acúmulo de bactérias...
P.S. É preciso rever seu atual processo de lavagem ou sabão que está utilizando, pois pode não está sendo eficaz para limpar ou está deixando resíduo e por isso o fedor. Pois se for essa a razão do fedor e não alterar nada na lavagem do dia a dia, vai voltar a feder novamente.